Funbai

Histórico
A origem da Fundação Barão do Itararé (FUNBAI) guarda uma estreita relação de um duplo desejo manifesto pelos integrantes do Bloco de Carnaval Barão de Itararé: o primeiro era de tornar as ações em algo continuado, ou seja, que não se restringisse apenas ao momento do carnaval ou nos desfiles cívicos, mas que ocorresse durante todo o ano; o segundo objetivo era voltado para a diversificação de suas atividades. Dessa forma, em 20 de maio de 2001, é criada a FUNBAI.
A FUNBAI, de CNPJ 10622073/0001-79, é uma instituição de natureza não-governamental, sem fins econômicos, com abrangência local e sede localizada na quadra 13, casa 18, no residencial Frei Damião, bairro Gurupi, um dos bairros mais pobres da periferia urbana da cidade de Teresina, que surge a partir dos movimentos urbanos de luta pelo direito à moradia. Tem como público alvo direto as crianças e adolescentes na faixa etária de 04 a 17 anos de idade e público indireto às famílias.
As ações e atividades realizadas pela FUNBAI têm por base de inspiração o “bem estar da população” e envolve as seguintes dimensões: cultura, educação informal, meio ambiente, pesquisa e estatística. Das atividades desenvolvidas pode ser destacada a capoeira, futebol, ballet, hip hop, reforço escolar, encontros pedagógicos, palestras temáticas (drogas, violência e cidadania, etc.), acompanhamento sócio-familiar etc. Concernente ao acompanhamento sócio-familiar é realizado por um assistente social da FUNBAI.
E ao longo de sua existência já realizou seis mostras de arte, cultura e educação com as crianças e adolescentes  das comunidades Frei Damião e Alto da Ressurreição, com a colaboração de voluntários.
Em decorrência dos serviços prestados à população do município de Teresina, ao longo de seus anos de existência, em 2009 a FUMBAI obteve o reconhecimento de utilidade pública por meio da Lei Municipal nº 3.958, de 19 de dezembro de 2009.

Missão

Desenvolver práticas educacionais voltadas ao desenvolvimento integral do cidadão por meio da arte-educação, esporte, cultura e lazer contribuindo para a construção de uma sociedade justa, democrática, fraterna e sustentável.  


Objetivos
  • Promover a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico artístico e cultural do estado do Piauí;
  • Promover gratuitamente a educação às crianças e aos adolescentes na forma de ensino complementar, cursos de aperfeiçoamento e oficina de arte;
  • Defender, preservar e conservar o meio ambiente promovendo o desenvolvimento sustentável;
  • Promover o desenvolvimento econômico e social, combatendo a pobreza com base na sustentabilidade ambiental;
    Realizar atividades de lazer e esporte para a população;
  • Promover e incentivar a realização de pesquisa que visem a melhoria da qualidade de vida da população.
    Público alvo

  Tem como público alvo crianças, adolescentes, famílias, educadores, lideranças comunitárias e populares.
Atividades
    Balé Clássico   
  • Público alvo: 05 a 15 anos de idade
  • Horários:  Segunda-feira/Quarta-feira,/Sexta-feira: 14:00 às 15:00  h, 15:00 às 16:00 h, 16:00 às 17:00 h e 17:00 às 18:00 h
   Capoeira   
  • Público alvo: 07 a 15 anos de idade
  • Período: Quinta-feira: 16:00 às 17:30 h/Sábado: 9:00 às 10:30 h/Domingo: 9:00 às 10:30 horas
   Rodas de conversas, palestras e oficinas

  • Público alvo: crianças, adolescentes, famílias e comunidade
  • Periodo: mensal
   Cursos (em breve)
  •  Curso: Elaboração de projetos sociais e capitação de recursos (a distância no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem)